EUA impõem tarifas de painéis solares aos países da ASEAN
EUA impõem tarifas de painéis solares aos países da ASEAN
Report realizado em 1 de Dezembro-2024
Mesmo antes de Donald Trump voltar ao cargo, os EUA estão se movimentando para impor mais tarifas. O governo Biden vê o setor de energia solar como um setor crítico, e o Departamento de Comércio acaba de impor tarifas significativas sobre as exportações das nações da ASEAN: Malásia, Camboja, Tailândia e Vietnã.
Em 2023, esses quatro países responderam por cerca de 80% das importações de painéis solares e componentes relacionados dos EUA. Parte do investimento em produção da ASEAN foi impulsionado por empresas chinesas sujeitas a rodadas anteriores de tarifas dos EUA.
Comparamos o crescimento do setor de energia solar na Malásia com o da Indonésia, um país que foi notavelmente excluído das recentes rodadas de tarifas.
A Malásia é o terceiro maior exportador mundial de produtos fotovoltaicos (PV), atrás apenas da China e do Vietnã. As exportações em termos de ringgit aumentaram de forma constante nas últimas duas décadas, mas se aceleraram nos primeiros anos do governo Biden. As exportações atingiram o pico em 2023 e caíram drasticamente desde então.
As importações - incluindo suprimentos de componentes fotovoltaicos fabricados na China - aumentaram menos, mas se mantiveram mais estáveis recentemente. Também combinamos os números de exportação e importação para mapear como o superávit comercial no setor solar da Malásia aumentou e diminuiu recentemente.
O caso da Indonésia é muito diferente; o investimento chinês no setor veio depois, e o país era um importador líquido de painéis solares e equipamentos relacionados até este ano. Até o momento, as exportações de produtos solares da Indonésia são insignificantes em relação às equivalentes da Malásia, mas se isso mudar, o governo Trump poderá aplicar as tarifas a mais países.
O Departamento de Comércio está impondo direitos compensatórios (CVD) sobre as importações de células solares de silício e decidiu preliminarmente aplicar tarifas antidumping (AD) também após reclamações de fabricantes dos EUA de que a tecnologia solar estava sendo vendida com prejuízo. O Departamento de Comércio diz que calculou que os direitos de dumping estarão em uma ampla faixa - de cerca de 21% a 271% - dependendo da empresa e do país de fabricação.
Se você deseja ler este relatório na sua versão mais completa e entender melhor como extrair os dados mais relevantes para seus projetos, convidamos você a fazer uma demonstração gratuita na CEIC EPFR hoje mesmo!
1. Conheça também: Dados macro e microeconômicos em que você pode confiar
2. Blog CEIC: Latest Insights
3. Conheça um relatório CEIC | EPFR exemplo: 2024: Um ano de surpresas nos índices econômicos e de inflação do Citigroup
Fontes: CEIC EPRF Insights – Industry Report.